Uma pergunta que ouço frequentemente de clientes que acreditam que sua infraestrutura de voz atual está funcionando perfeitamente: “Estou satisfeito com os PABXs existentes, que têm nos atendido bem nos últimos 20 anos.” Pode muito bem ser esse o caso. As vantagens da “boa e velha Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM)” não podem ser ignoradas. A TDM é uma tecnologia comprovada e confiável que funciona dentro da zona de conforto das operadoras que mantêm essas infraestruturas.
Por outro lado, os sistemas de telefonia tradicionais são extremamente complexos. Eles consistem em um PABX legado, troncos de telefonia SS7 (linhas POTS) e serviços ISDN digitais fornecidos por operadoras como Verizon ou AT&T. Essa configuração exige manutenção extensiva do PABX, MACDs, solução de problemas e técnicos no local. Além disso, o serviço ISDN inclui contas mensais, com base no número de usuários. (Uma linha ISDN normalmente atende 100 pessoas, então faça as contas.) Além de caro, o serviço é inflexível, pois os preços não refletem as flutuações de uso.
Toda essa complexidade tem um impacto significativo nos resultados financeiros. Em um período de cinco anos, uma organização – independentemente do tamanho – pode facilmente pagar 60% a mais por um sistema de telefonia tradicional do que por uma solução VoIP. Para uma empresa com apenas dez funcionários, o custo adicional pode ultrapassar US$ 20 mil ao longo do período de cinco anos. Considere isso uma empresa internacional com milhares de usuários e você estará falando de dinheiro de verdade.
O que está envolvido na mudança para VoIP?
Por mais convincentes que sejam os números, e apesar da ampla conscientização sobre os benefícios do VoIP, muitas empresas continuam relutantes em migrar. Uma limitação é a natureza humana e o desconforto com a mudança. Além do argumento “funciona bem há anos, por que mudar?”, a disrupção é uma preocupação. A instalação de equipamentos levará muito tempo? Os usuários terão que aprender a usar a nova tecnologia? Os clientes notarão a diferença e ficarão incomodados?
A realidade é que, na maioria dos casos, a migração para VoIP é um processo tranquilo e contínuo. O PABX existente é transferido do escritório e substituído por switches Power over Ethernet (PoE), telefones IP e roteadores de gateway de voz com recursos de sobrevivência. Um sistema centralizado de controle de chamadas fornece plano de discagem e controle de chamadas para toda a organização. A maioria dos escritórios já possui um switch e um roteador atendendo à rede de dados. O VoIP pode ser facilmente adicionado a essa infraestrutura de LAN e WAN existente. Um serviço de trunking IP oferece acesso público comutado, permitindo que a empresa se comunique com o mundo externo com o mesmo nível de funcionalidade de antes (para, por exemplo, pedir pizza para o almoço).
Embora a transição em si seja relativamente tranquila, o desafio está em escolher uma solução de VoIP que se adapte às necessidades específicas do seu negócio. Sistemas de telefonia IP hospedados e plataformas de comunicação e colaboração unificadas são hoje uma commodity e estão disponíveis em diversos formatos. As opções incluem IP-PBX hospedado, soluções baseadas em nuvem e modelos de data center para clientes. Os recursos variam de telefone IP básico e tom de discagem a soluções UCCaaS mais complexas, que incluem clientes móveis, mensagens instantâneas e recursos de contact center.
Como escolher a solução VoIP certa
A escolha do pacote certo de componentes tecnológicos exige a avaliação de diversos critérios, incluindo número e distribuição de locais e usuários, redundância geográfica, arquitetura da solução (hospedada vs. nuvem vs. local do cliente), infraestrutura LAN/WAN existente e caminho de migração. As necessidades de escalabilidade e flexibilidade são outro ponto a ser considerado: a empresa está preparada para expandir? Os requisitos de largura de banda variam drasticamente? Definir a combinação adequada envolve insights de negócios específicos do setor, bem como expertise técnica.
Além de se alinhar às necessidades imediatas, uma solução de VoIP pode ser parte integrante de uma estratégia de transformação digital de longo prazo. Especificamente, plataformas de Comunicações Unificadas e Colaboração podem suportar aplicativos móveis, assistentes virtuais com tecnologia de IA, chatbots e sistemas de reconhecimento de voz interativos visuais. Esses recursos são essenciais para empresas que buscam otimizar operações, impulsionar a transformação digital e proporcionar uma experiência mais envolvente ao cliente.
Feita corretamente, a migração para VoIP pode gerar ROI positivo e economia de custos significativa, além de dar suporte a uma jornada digital que redefine fundamentalmente a maneira como os negócios são feitos.